São dispositivos instalados na tomada da admissão de ar do motor, geralmente junto a carcaça do filtro de ar, e sua função é eliminar as impurezas antes de ingressarem aos filtros de ar.
Os pré-filtros funcionam com a própria sucção de ar do motor, não depende de energia para que a turbina gire em alta rotação.
São feitos em aço, com pintura eletrostática termoconversível e tem capacidades individuais de 1,5m³/minuto a 28m³/minuto.
Podem ser instalados horizontal ou verticalmente e no tubo de saída do pré-filtro conta com uma variedade de diâmetros utilizando os redutores plásticos que acompanham o produto.
O grande diferencial desta linha de pré-filtros de ar é o seu tamanho reduzido que facilita em instalações dentro do compartimento do motor, onde há pouco espaço, além de privilegiar a estética do equipamento pois o capô ou carenagem fica livre.
Retorno garantido somente com a economia em filtros de ar!
Estendem em média 5 vezes a vida útil dos filtros e trazendo economia. Por exemplo, uma máquina sem pré-filtro satura o filtro a cada 5 dias, com um pré-filtro passa a saturar em média com 25 dias.
Com o uso do pré-filtro é possível diminuir as intervenções no conjunto filtro de ar e o manuseio excessivo pelo usuário. Além disso, com a economia você pode descartar o elemento filtrante na primeira vez que saturar, pois fazer a limpeza do filtro com ar comprimido compromete o meio filtrante de papel, podendo ocorrer o ingresso de contaminantes diretamente ao motor. Dessa forma o pré-filtro colabora e evita o desgaste do motor por ingresso de impurezas.
A vida útil do motor depende da filtragem do ar.
Muitas vezes a contaminação do ambiente é tão grande que o filtro de ar satura em menos de um dia, não sendo possível fazer a manutenção num local apropriado, ou perdendo tempo e produtividade. O pré-filtro aumenta a vida útil do filtro de ar e consequentemente diminui o tempo de máquina parada.
Veja a diferença na vida útil dos filtros de ar:
As impurezas são eliminadas para fora do pré-filtro através de canais de descarga. Não necessita manutenção.
São feitos em aço, com pintura eletrostática termoconversível. Os pré-filtros de ar não são descartáveis, tem longa durabilidade e tem peças de reposição vendidas separadamente.
É possível alcançar uma redução de até 10% no consumo de combustível, pois a admissão de ar do motor flui melhor com os filtros limpos por mais tempo.
Quando já houver um sistema de pré-filtragem externo, acima do capô/carenagem, basta substituir pelo pré-filtro. Mas em muitas máquinas a captação do ar é diferente e nestes casos utilizamos acessórios e kit's de montagem específicos para cada máquina.
Quando a captação do ar for interna é mais recomendável instalar um pré-filtro interno e manter a originalidade da máquina, salvo em situações que a saturação dos filtros é muito rápida devido ao ambiente contaminado.
Um pré-filtro para funcionar perfeitamente precisa estar bem dimensionado, de acordo com a vazão de ar que o motor aspira.
Ao escolher um modelo sempre tome pela potência do motor. O diâmetro do bocal é um mero ajuste, se necessário poderá ser utilizado algum acessório para aumentar ou diminuir o diâmetro.
Quando o bocal da máquina for menor
Alguns pré-filtros contam com um, dois ou três anéis que possibilitam reduzir o diâmetro de acople.
Quando o bocal da máquina for maior
Se a máquina possuir diâmetro de acople maior que o diâmetro máximo do pré-filtro, dispomos de adaptadores de bocais para aumentar o diâmetro para viabilizar a instalação.
ØP no pré-filtro
ØM na máquina